História de Santa Rosalia

Santa Rosalia, em siciliano “Santa Rusulìa”, nascida com o nome de Rosalia Sinibaldi (1130 - 1160) foi uma nobre virgem da cidade de Palermo (Sicília) tornada santa da Igreja Católica. Era extremamente rica e vivia na alta corte da época, no entanto, optou por uma vida simples e de oração. Ela sentia e sabia que o chamado de sua vida era para servir a Deus. Seu maior desejo era o de viver a vida monástica.

 

Com apenas quatorze anos, abandonou a Corte real e refugiou-se, sozinha, numa caverna que ficava perto de Palermo. Na ocasião, levou apenas um crucifixo. Ela se abrigou numa gruta a qual deu o nome de Gruta de Quisquínia. Nos arredores já havia uma capela e, perto, um outro mosteiro beneditino. Santa Rosalia passou o resto de sua vida neste local, vivendo solitária, uma vida simples de oração, silêncio, sacrifícios, jejuns, penitências e acolhimento dos peregrinos que a procuravam. Até que, com apenas 35 anos, no dia 4 de setembro de 1160, ela entregou sua alma a Deus. A partir de então, muitos milagres e graças aconteceram por sua intercessão. Um deles se tornou famoso: quando uma terrível peste devastava a Sicília no Século XII, o povo pediu sua intercessão e a peste foi extinta.  Ela passou a ser invocada como padroeira de Palermo e é tida como protetora contra doenças infecciosas.

santa rosalia alterado.jpg

Ó Santa Rosalia, vós, pela penitência e pela oração, alcançastes a santidade e chegastes a uma amizade tão grande com Deus que conseguistes d’Ele o poder de interceder a favor dos homens, especialmente no sentido de afugentar doenças e epidemias.

Ó grande Santa, vede a dor e o sofrimento de tantos doentes! Socorrei os pobres que não têm assistência médica e nem dinheiro para comprar remédios. Intercedei junto a Jesus, amigo dos pobres e doentes, para que Ele cure os nossos males, afaste de nós as moléstias e faça voltar a saúde plena e a alegria de viver.

Dai-nos uma vida sadia e uma grande disposição de louvor a Deus Pai, autor da vida; de agradecer a Deus Filho, o Divino Médico; de implorar ao Espírito Santo que aquece os corações e de confiar na Virgem Maria Nossa Senhora da Saúde.

Santa Rosalia, em vossas mãos confio meu bem-estar, minha saúde e a saúde de todos os meus semelhantes.

Amém!

Oração

  • Fb.com/PerpetuoSocorroESantaRosalia
  • @paroquiansps_e_starosalia
  • YouTube - Círculo Branco