Pastorais

.

Acolhida

A Pastoral da Acolhida é composta por uma equipe que se dedica a receber bem as pessoas que chegam à paróquia para as celebrações. Embora o trabalho mais evidente da Pastoral seja recepcionar afetuosamente os paroquianos na chegada à igreja, o seu desafio maior está em fazer com que a paróquia, como um todo, adote também uma postura acolhedora a quem adentrá-la. Esta pastoral, além de acolher, está atenta para ajudar aqueles que buscam alguma informação ou serviço paroquial e indicar os caminhos para a pessoa obter o que procura. Está sintonizada às demais pastorais, e se preocupa inclusive com a recepção que é dada entre os membros a aos atendidos por eles. A  Pastoral da Acolhida está sempre envolvida com as ações realizadas na paróquia ou pelo pároco e contribui para a organização das pessoas tanto durante as missas, quanto nos eventos, tendo um olhar verdadeiramente do Cristo, que acolhe a todos e os recebe de braços abertos.

Contato: Secretaria

.

Batismo

O Batismo é a porta de entrada para a vida cristã na comunidade, se tornando um discípulo de Cristo, e o acesso aos demais sacramentos. Nele, somos incorporados à Igreja e nos tornamos participantes de sua missão. Pelo Batismo somos libertados do pecado original, deixando de ser criaturas e passamos a ser chamados de filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo. A Pastoral do Batismo é responsável pelo curso de formação de pais e padrinhos em preparação para o recebimento do Sacramento do Batismo pelas crianças, amadurecendo a importância da educação religiosa delas desde pequenas. A Pastoral também é responsável pela organização da cerimônia, preparando o necessário para que ela bem aconteça e apoiando o celebrante que conduzirá o batizado.  

Contato: Secretaria

.

Catequese

A Pastoral da Catequese tem por objetivo levar as crianças ao conhecimento da Palavra de Deus através da Bíblia Sagrada, dessa forma, possibilitando que sejam instruídas e fortalecidas na fé cristã. Por meio dos encontros semanais, missas dominicais e retiro espiritual é que as preparamos para receberem o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez (1ª Comunhão). Despertando nelas, assim, o amor à Eucaristia.

_

Comunicação

A PASCOM (Pastoral de Comunicação) tem como objetivo informar os paroquianos a respeito de tudo que acontece na Paróquia. Realiza as transmissões ao vivo das missas de domingo (10h) e de terça (19h30), por meio das redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube), alcançando não só o paroquiano do bairro, como de outras cidades, estados e até países. A PASCOM faz a gestão e produz conteúdo para esses canais, realiza a cobertura dos eventos, e é responsável também pela criação de materiais impressos. Atua em conjunto com as demais pastorais para potencializar o alcance de suas respectivas ações. Conta com cinegrafistas, fotógrafos, jornalistas, web designers, operadores técnicos, profissionais ou não, que se doam para ajudar a salvar almas através dos meios de comunicação.

_

Coroinhas e Acólitos

A Pastoral dos Coroinhas e Acólitos tem como objetivo formar jovens e crianças para o serviço do altar do Senhor, fazer conhecer a liturgia da Igreja e formar uma família unida em Cristo. Por meio dela, é possível colocar em prática o chamado do Senhor de ser santos como Ele é santo, mostrando a todos como é bom servir ao Senhor. Para saber mais detalhes de como participar, basta procurar os acólitos antes ou após as missas, que por sua maioria são os jovens, ou falar com Matheus e Pâmela, que são os coordenadores gerais responsáveis pela Pastoral.

Contato: Matheus ou Pâmela

.

Crisma de Adultos

A Crisma de Adultos é uma catequese para maiores de 18 anos, que tem por objetivo prepará-los para receberem os sacramentos do batismo e/ou primeira eucaristia e/ou crisma. Os encontros são semanais num período de 6 meses e os crismandos aprendem ou recordam sobre a importância dos Sacramentos, os Mandamentos de Deus e da Igreja, a Conduta e Doutrina Cristã Católica e outros assuntos relacionados a fé. Se você ainda não recebeu o Sacramento do Crisma, entre em contato com a secretaria e saiba mais informações sobre inscrições!

Contato: Secretaria

_

Crisma de Jovens

A Pastoral do Crisma de Jovens tem por missão preparar os jovens para que eles possam receber da melhor maneira o Sacramento do Crisma, e com esse sacramento eles se tornem verdadeiros soldados de Jesus no meio do mundo, assim como foram os santos da Igreja. O Crisma é importante para a comunidade pois torna a pessoa adulta na fé cristã e permite que ela se abra à ação do Espírito Santo e passe a evangelizar seguindo os passos de Jesus. Os encontros, que tem duração de 1h30 cada, acontecem semanalmente ao longo do ano. Se você é jovem e ainda não recebeu o Sacramento do Crisma, entre em contato com a secretaria para saber mais informações sobre inscrições! 

Contato: Gabriela Bracco e João Salfemoser

crismansps@gmail.com

__edited.jpg

Datashow

A Pastoral do Datashow é a responsável por transmitir no telão da paróquia os conteúdos litúrgicos para que as pessoas possam bem vivenciar e acompanhar a Santa Missa. Ela organiza e prepara os slides que serão apresentados durante as celebrações, separa as passagens bíblicas, músicas e avisos finais correspondentes à ocasião. A equipe se reveza entre preparação prévia e apresentação em tempo real nas missas.

Contato: Secretaria

Dízimo.png

Dízimo

A Pastoral do Dízimo tem a missão de reunir a contribuição voluntária de cada paroquiano a fim de organizar a manutenção da vida da Igreja. É responsabilidade desta pastoral realizar plantões na porta da igreja ao longo das missas para tal. Além disso, ela é responsável por anunciar esse compromisso e ensinar a importância do dízimo às demais pastorais e comunidade, bem como, manter contato com os dizimistas e organizar os aniversariantes e missa do dizimista.

Contato: Secretaria

_

Eventos

A Pastoral de Eventos é a responsável pela organização dos eventos solenes da paróquia, tais como festa da padroeira, festa de Santa Rosalia, procissões, Semana Santa, aniversário do Pároco, entre outros. Além disso, auxilia também na produção de eventos de outras pastorais/movimentos da igreja. A equipe dá suporte e realiza a gestão das arrecadações ou projetos da paróquia, busca fornecedores e patrocinadores e dá todo o auxilio necessário durante as iniciativas relacionadas. Se você gosta de produção de eventos, venha fazer parte desta pastoral! Entre em contato com a secretaria e saiba mais informações!

Contato: Secretaria

_

Escuta

A Pastoral da Escuta surgiu com o intuito de acolher as pessoas que precisam de oração ou de apenas alguém para desabafar. Os membros realizam uma escala de atendimentos individuais na igreja e escutam com o coração para que as angústias sejam aliviadas ou até mesmo as alegrias das pessoas sejam compartilhadas. A Pastoral da Escuta atua de forma discreta e busca, dessa forma, estar ainda mais perto da comunidade. Se você se sentiu tocado a partilhar um pouco da sua vida ou a fazer parte desta pastoral, entre em contato com a secretaria presencialmente ou pelo telefone (11) 5562-6883 para saber mais informações.

Contato: Secretaria

.

Liturgia

A Pastoral da Liturgia tem como responsabilidade colocar a assembleia em sintonia com Deus, empresta sua voz e seu corpo para que Deus fale. Cada Palavra proclamada é anúncio de Salvação para quem escuta. Tem como atribuições práticas: auxiliar na organização das celebrações, preparar o lecionário, proclamar leituras, participar de formações e retiros, ter vida de oração e, acima de tudo, servir com o coração, sendo reflexo da vida de Cristo, assim como as demais pastorais.

Contato: Secretaria

.

Ministros da Eucaristia

A Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão é composta por leigos escolhidos pelo Pároco para que o auxiliem na montagem e desmontagem do altar para a celebração da Santa Missa, bem como, levem às pessoas a Eucaristia no momento da Comunhão, se necessário for. Porém,  o papel mais importante é levar a comunhão também aonde o Padre muitas vezes não consegue ir, pela demanda de funções, aos idosos e enfermos que não podem se deslocar até a Paróquia.

Contato: Secretaria

.

Músicos

A Pastoral dos Músicos compõe a liturgia das missas com a música, que é preparada de acordo com cada momento litúrgico. Ser um músico católico não é apenas saber cantar ou tocar; é entender o ministério de música como um chamado e um serviço. Os músicos colocam seus dons recebidos do Espírito Santo a serviço da Igreja, levando o povo de Deus a encontrar-se com Ele.

Contato: Secretaria

_

Noivos

A Pastoral dos Noivos é a responsável pelo curso de noivos na paróquia, que prepara o novo casal para uma vida matrimonial com Cristo e busca, à luz do Espírito Santo, orientar os noivos sobre o que de fato é o matrimônio para a Igreja. Durante o curso são realizadas apresentações a fim de aproximar, acolher e orientar na fé os casais para este momento tão importante: o recebimento do sacramento do matrimônio. Além de dar suporte aos futuros casais durante o curso, a Pastoral é a responsável por organizar as cerimônias para que exista harmonia e ordem nas entradas dos cortejos e noivos, sempre respeitando a parte litúrgica. 

Contato: Márcia e Alexandre

marciamunhoz.resende@gmail.com

__edited.jpg

Sacristã

A Pastoral Sacristã é a responsável por organizar e garantir a ordem e limpeza dos paramentos litúrgicos, roupas dos padres e itens da sacristia em geral, armários, toalhas, entre diversos outros. O grupo prepara ainda o altar para missas solenes e cuida dos detalhes das celebrações mais especiais. O objetivo da pastoral é zelar para que as celebrações ocorram da melhor maneira possível e sigam a tradição da Igreja tendo à disposição os itens necessários a cada missa/tempo litúrgico.

Contato: Secretaria

Captura_de_Tela_2020-03-21_às_18.04.23.

São José Operário

A Pastoral São José Operário tem o intuito de motivar e capacitar os paroquianos empresários de nossa Paróquia. Contamos com uma lista de empreendedores/empresas disponível ao acesso de todos os paroquianos num grande quadro de avisos logo na entrada da Paróquia, a fim de facilitar contatos e impulsionar os negócios. Você que é empreendedor pode entrar em contato conosco para entrar nessa lista e colocar à disposição da comunidade seus serviços. Além disso, também possuímos um cadastro de vagas para ajudar as pessoas desempregadas a se recolocarem. Então, caso na sua empresa haja alguma posição disponível, nós também ajudamos a divulgá-la. 

Contato: Eunice

pastoralsaojoseoperario@gmail.com

Clique aqui e veja a lista dos empreendedores!

Dia-Mundial-do-Enfermo-Mensagem-do-Papa-

Saúde

A missão  da Pastoral da Saúde  é  ser Igreja  para quem  não  pode ir à  Igreja. É  levar Jesus  para o irmão  que sofre, ouvir e praticar a solidariedade por meio de visitas  a casas de repouso  e  famílias. Ao chegar nas casas  desejamos a paz, realizamos um momento  de  escuta e oramos pelos pedidos e necessidades daqueles que nos recebem. Lemos e refletimos sobre a Palavra de Deus e deixamos  sempre  uma palavra  de esperança, de confiança e do amor de Deus. Se você gostaria de saber mais sobre esta missão ou gostaria de receber uma visita, entre em contato com a secretaria e saiba mais informações.

Contato: Secretaria

social.jpg

Social

A Pastoral Social é a responsável por realizar o serviço social e levar ajuda solidária em nome da Paróquia aos que mais precisam. O grupo organiza todas as doações recebidas, como roupas, sapatos, alimentos, brinquedos entre outros, faz uma pré-seleção dos itens em bom estado e coloca-os à venda no bazar, que acontece sempre às quartas-feiras, das 9h às 17h, na casa anexa à do Padre. Além disso, a Pastoral tem como função realizar a entrega de aproximadamente 200 cestas básicas ao mês aos necessitados, bem como medicamentos, frutos de doações dos paroquianos. Ela apoia as pessoas que precisam de cadeiras de rodas, muletas etc, realizando a gestão desses itens e emprestando-os conforme preciso. Ajude a Pastoral Social, participe e realize esse trabalho de verdadeira doação ao próximo.

Contato: Secretaria

teatro perpetuo.jpg

Teatro

A Pastoral do Teatro é a responsável pelas apresentações artísticas que acontecem ao longo do ano na igreja, entre elas, em especial a encenação da Paixão de Cristo. O grupo se reúne e prepara roteiro, figurino, cenografia, ensaia e se dedica muito para tornar reais os momentos mais importantes da fé cristã, fazendo, assim, com que as pessoas sintam mais proximidade com Deus e se conscientizem sobre toda a história de Jesus e da Igreja Católica ao longo do tempo.

Contato: Secretaria

Movimentos

.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é formado por um grupo de pessoas que se unem com a finalidade de orar pelo papa, bem como pelas pessoas que pedem/precisam de oração. Além disso, o grupo realiza visitas aos doentes, pratica a caridade, entre outros. Todo mês há uma reunião e os membros participam juntos da missa da primeira sexta-feira. Além disso, são realizadas assembleias durante o ano, geralmente em igrejas longínquas, para aproximar as comunidades da Diocese. No final do ano, há sempre uma confraternização que reúne todos os Apostolados. Se você sente o chamado a esta missão e possui devoção ao Sagrado Coração de Jesus, venha participar deste movimento!

Contato: Secretaria

.

ECC

O ECC (Encontro de Casais com Cristo) é um serviço da Igreja Católica que visa auxiliar os casais e, consequentemente, as famílias no encontro com Deus. Juntamente às pastorais, atua direta e indiretamente em necessidades do convívio familiar e da comunidade.

Contato: Secretaria

filhos da luz 2.jpg

Filhos da Luz

O grupo Filhos da Luz tem como objetivo fazer o acompanhamento de mulheres em crise em relação à maternidade. O intuito é oferecer informação, orientação e apoio para que a própria mulher possa enfrentar os conflitos que a impedem de ter uma maternidade mais saudável e equilibrada. Tem como foco a promoção do bem estar integral da mulher e fortalecimento dos vínculos familiares para evitar que a situação de crise se repita. 

_

Grupo de Jovens

Todo domingo, às, 17h, realizamos em nossa Paróquia o grupo de jovens Enraizados em Cristo. Durante o encontro os jovens da paróquia podem estar unidos através da oração, da partilha e da convivência. O Enraizados é muito importante para a nossa comunidade porque prepara o futuro da Igreja, os futuros padres, freiras e as futuras famílias. É instrumento para que os jovens conheçam e estejam ainda mais perto de Jesus, que possam compreender melhor suas vocações à luz da ação do Espírito Santo. Se você ficou com vontade de participar, venha! Os encontros acontecem sempre no salão paroquial.

Contato: Secretaria

100718_missa%20cura-9_edited.jpg

Grupo de Oração

Em nossa Paróquia temos o Grupo de Oração Luz do Mundo, um Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, que tem em vista levar a pessoa a uma experiência do amor de Deus pelo Batismo no Espírito Santo. Durante os encontros, que acontecem às segundas-feiras, às 20h, é realizado um momento do louvor e, depois, a pregação da Palavra, estimulando assim a vida fraterna e a busca da santidade. Simultaneamente acontece um grupinho kids e outro para adolescentes. Participe você também dos nossos grupos de oração. 

_

Intercessão

O grupo da Intercessão auxilia em nossa Paróquia nas missas de cura e libertação, às terças-feiras, nas quais além de orar pelo povo e pelo Padre, atende algumas pessoas que precisam de oração e orientações. Além disso, a equipe de Intercessão participa e promove formações a fim de se aprofundar ainda mais na sua forma de atuar e reza por seus membros.

Contato: Secretaria

2308-Campanha-da-Mãe-Peregrina1.jpg

Mãe Peregrina

O Movimento da Mãe Peregrina existe no mundo há mais de 70 anos. Ele se dedica a evangelizar as famílias que recebem a Mãe através das missionárias. Em nossa Paróquia há em torno de 10 missionárias que levam com muito empenho e carinho as imagens aonde muitas vezes nem os padres conseguem chegar. O movimento faz pesquisas com as famílias e evangeliza no sentido até de incentivar o batismo de pessoas que ainda não faziam parte da Igreja Católica. O grupo é ligado ao Santuário da Mãe Peregrina, da Vila Mariana, e possui trabalho diocesano.

Contato: Secretaria

_

Mil Ave Marias

A devoção das Mil Ave Marias é uma antiga tradição no Brasil, que traz inúmeras graças aos participantes. Ela surgiu por conta de Nossa Senhora da Rosa Mística, que apareceu em Montechiari na Itália, e chorou pedindo oração, sacrifício e penitência para salvar o mundo. Rezamos, então, uma vez por mês, as Mil Ave Marias, pois Nossa Senhora em uma de suas aparições ao Pe. Gobbi disse que "A oração possui força poderosa", por isso é preciso rezar muito! A cada Ave Maria que rezamos é como se entregássemos uma rosa à Nossa Senhora, que fica muito feliz com esse gesto. Além disso, ao rezar neste dia especial ajudamos nossa Mãe na batalha contra o mal e recebemos grandes bênçãos por esta Santa Devoção! Todos somos chamados a ser filhos prediletos de Maria, participe  todo 2º sábado de cada mês, das 7h às 12h.

Contato: Secretaria

  • Fb.com/PerpetuoSocorroESantaRosalia
  • @paroquiansps_e_starosalia
  • YouTube - Círculo Branco